terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

O que ninguém te conta sobre... Lista de convidados e fornecedores!

Aiiiiiii que saudades!
Oi minhas amadas, estou de volta!!! Ganhei de presente do meu noivo lindo uma semana na cidade maravilhosa e realmente foi M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O! Vou falar mais sobre isso em um outro post que quero fazer com dicas pra você fazer sua Lua de mel daquele jeito que a gente gosta... Economizando!
 Mas enfim, o post de hoje é pra você que assim como eu já fez e refez a lista de convidados no mínimo 10x, sério, não tem coisa mais estressante que isso, e a primeira parte do casamento e para mim a mais chata!
Na primeira lista eu tinha pouco mais de 300 convidados, isso mesmo, 300 pessoas para pagar buffet, bebidas, garçons. Seriam aluguel de 300 sousplat, porta guardanapos e etc. etc. Um horror né?
Eu realmente queria todas as pessoas que de alguma forma participaram da minha vida no momento mais lindo que eu vou viver, só que ser noiva é aprender que querer não é poder!
Então depois do susto da contagem dos convidados decidi colocar a lista no Excel e refazer ela todinha, para minha supresa, não deu certo kkkk sério gente, reduzi umas 50 pessoas somente :(
Aí desencanei e esperei um tempo, li sobre e decidi por a mão na consciência, eu e meu noivo conversamos muito e definimos um número máximo de convidados, um número que a gente possa pagar tranquilamente. Foi difícil, hoje ela já está pronta e conseguimos nosso objetivo, claro que não estou dando pulos de alegria, mas tenho certeza que não vou me endividar e que os presentes são pessoas muito especiais e realmente escolhidas a dedo!
Gente! Como eu consegui? Seguinte...
Tem pessoas que eu já tive uma ótima relação, amigas que já foram muuito especiais para mim mas que hoje eu mal vejo, mal falo... Exclui da lista.
Pessoas que eu conheço a um bom tempo porém dificilmente me chamam pra aniversários dos filhos ou de si próprios... Exclui da lista.
"Agregados", aquele namorado da sua prima que mal sabe teu nome, especifique no convite quem você está convidando e não tenha medo de ser deselegante, coloque seu orçamento como prioridade!
Aquela pessoa que já criou maior barraco contigo, hoje vocês nem se falam mais porém ela é bem próxima (sim eu tenho dessas infelizmente) não importa se é tia, prima... Você quer na sua festa aquela pessoa que já te destratou? Não né... Excluído da lista!
Aqueles que nunca vão em nada que você convida, já deu para perceber que eles pouco se importam com você, maaas, casamento é diferente né, eles podem muito bem ter a "cara de pau" de ir, nem convide-os!
Colegas de trabalho, a menos que você trabalhe a muito tempo no local e os conheça super bem e se relacione melhor ainda com eles não há necessidade de convidar!
Para excluir eu usei basicamente estes critérios, com essas dicas acredito que você já pode dar diretrizes para a sua lista e concluir ela da melhor maneira possível. Lembre-se que sempre há aqueles que confirmam e não vão, no meu noivado tive 10 confirmados que não foram, tiveram motivos bem pontuais mas com isso deixei de convidar pessoas especiais contando com a presença deles  :(
Por esta experiência que tive vou convidar 10 pessoas a mais do que o esperado.
Por favor, não pense que isso é grosseria, você merece casar da maneira que sonhou e infelizmente não nascemos em berço de ouro pra poder fazer um mega evento.
Outra dica que é válida, JAMAIS, jamais mesmo faça como muuuitas noivas que eu já vi, escolher convidados pelos possíveis presentes que eles vão lhe dar, um conselho, não comece nada na sua vida (no caso uma vida a dois) contando com os outros e com o ego elevado, isso não se faz mesmo.
Convide pessoas especiais que conhecem tua história e estarão ali para vibrar com sua felicidade, esse é o critério de escolha maior... Convide quem quer te ver feliz!

Quero só deixar uma pequena dica sobre fornecedores pois infelizmente tive uma experiência ruim com uma empresa de doces que quase contratei.
Achei a empresa no Facebook, ela fica em Porto Alegre e por conta disso mantive contato com eles por telefone e não havia ido pessoalmente lá. Combinei várias coisas, tipos de doces, preços e o modo que eu queria na festa, eles iriam fazer uma tenda do cupcake, essa tenda seria uma cortesia da casa por eu ter firmado o contrato mais de um ano antes do grande dia. Tudo combinado só faltava o contrato que foi me enviado por e-mail. A surpresa... Quase caí dura kkkk Ela não só tinha cobrado a tenda do Cupcake que seria cortesia como também tinha colocado preços que eu não sabia, mais altos do que o combinado e uma taxa para entrega dos doces que mais parecia para um casamento lá em São Paulo rsrsrsrs preço da gasolina né gente, ela no mínimo imaginou que até meu grande dia estaria lá pelos R$ 7,00 o litro. Brincadeiras a parte pra finalizar essa minha experiência negativa (gurias acostumem-se, essa vida de noiva não é só flores e amores) consegui romper o contrato já que ele nem havia sido finalizado (importante ler tudo com calma sempre) e aprendi uma lição:
Toda vez que você combinar algo pessoalmente ou via telefone com o fornecedor, mande um e-mail dizendo "Conforme combinado por telefone..." e peça a resposta disso, qualquer coisa que saia do combinado está ali gravado pra você provar.
Outra coisa... Você pode contratar o fornecedor mais badalado da sua cidade, o mais top dos tops, ele pode sim atrasar a entrega do produto solicitado, então JAMAIS peça coisas para o dia anterior que vai precisar. Por exemplo... Vou mandar fazer um buquê de feltro para jogar, vou precisar dele só pro dia do casamento né, não importa! Peça para um mês antes e se livre da dor de cabeça e de uma possível correria de um plano B.
Minhas lindas!
Ficou bem grande pois eu realmente quero te ajudar a não ter nenhuma experiência ruim com esse momento tão lindo, estou cada dia aprendendo mais e mais, pesquisando muitas coisas para trazer aqui, quero sempre manter vocês informadas. No que precisar estarei sempre aqui!

Queremos contar uma novidade!
Agora podemos ser suas fadas madrinhas, sem custo algum, sempre que vocês solicitarem por e-mail vamos lhe ajudar com dicas de fornecedores que são parceiros do blog e confiáveis!Ah... e claro, com aquele preço camarada!

Ao menos uma vez por mês vou fazer um post grande assim contado minhas experiências nessa caminhada e dando dicas úteis para você, sempre vai ter o post do "o que ninguém te conta sobre..."

Espero que tenham gostado e que tenha sido útil a você, um beijo no coração e até a próxima!