quarta-feira, 25 de março de 2015

Véu, Mantilha, Voilette ou Grinalda?

Oi Gurias, como estão?

O que a gente não aprende nessa vida de noiva hein?!
Vocês sabiam que existe tanto tipo de opções para compor o vestuário da noiva?
Pra mim era só véu longo e pronto, aí fiquei noiva e descobri que siiiim, temos mais opções! Ufa!

Quero mostrar as diferenças de um para o outro, assim, de acordo com o seu estilo e personalidade, já saíra desse post decidida ou indecisa


O Magnífico Véu 

Usado por diferentes culturas, ao longo da história ele tem algo bem curioso... As noivas romanas usavam véus coloridos, elas acreditavam que eles serviam para espantar maus espíritos e também dispensar novos pretendentes. 
O uso da cor branca passou a ser um símbolo de pureza e fidelidade da mulher e durante a cerimônia o véu simboliza a passagem da vida de solteira para a nova vida de casada.
Com toda essa beleza e tradição, com toda certeza o véu é a escolha predileta das noivas.
Só que como somos mulheres, noivas e sendo assim pessoas completamente indecisas, a gente sabe que quer usar véu, mas qual? 
Deixa eu tentar te ajudar!

Não há uma regra geral para escolher o véu, mas tem sim alguns itens que devem ser avaliados. 
O tamanho do cabelo não influencia na escolha, já o tipo de vestido, horário e local da cerimônia sim! Geralmente casamentos celebrados pela manhã caem bem o uso do véu curto, os celebrados a tarde fica melhor o véu médio, e para casamentos noturnos, o véu longo. 

Vamos aos tipos de véus:

Véu catedral ou Véu longo


O modelo mais tradicional de véu, geralmente possui de 2 á 5 metros, ficando a critério da noiva a decisão do tamanho. Mais utilizado com vestidos longos em casamento celebrados a noite.
Dica: Se o seu vestido possuir cauda, não use um véu longo de dupla camada ou com muito volume, isso pode te causar desconforto para andar e causar uma "confusão" na composição do véu com o vestido.








Véu ponta de dedo

Não guria, não escrevi errado, o nome é esse mesmo hehe
Ele tem esse nome pois o seu comprimento vai até a ponta dos dedos das mãos da noiva. (capaz?)
Combina com quase todos os tipos de vestidos, com exceção dos curtos.


Foi a escolha da Princesa!


Véu Cotovelo

Um pouco mais curto que o Véu ponta de dedo, a medida dele vai depender da altura dos cotovelos da noiva, por isso, ele é considerado um modelo de véu personalizado. 
Esse véu evidencia a cintura da noiva e é bom que o vestido seja mais simples, ele fica melhor em vestidos sem cauda.



Véu ombro

Esse é o véu curtinho, ele cai muito bem com vestidos curtos e cerimônias feitas durante o dia. Traz um toque mais leve e despojado para a noiva.




Mantilha


A mantilha tem origem Hispânica, o seu significado é de pureza e juventude. é bem parecido com o véu pois também cobre os cabelos e ombros. A gente tem o costume de chamar o véu com aplicação de renda nas bordas de mantilha, sendo assim, muitas noivas podem se equivocar nas peças e usar o véu com renda na borda pensando ser a mantilha. A mantilha geralmente é importada, passada de geração para geração, de mãe para filha e é feita com um tecido mais pesado, toda trabalhada na riqueza em renda.
O ideal é que a renda do vestido seja a mesma da mantilha, ou que o vestido não tenha renda. Para as mantilhas bordadas, o mesmo bordado deve ser utilizado no vestido. O cuidado maior é para que o visual não fique poluído, cheio de informações. 




A Grinalda

A grinalda é nada mais nada menos que as peças que compõem o penteado da noiva. Por exemplo, tiaras, coroas, flores ou presilhas.As opções são vastas e elas podem ser usadas tanto com o véu quanto com a mantilha. 
(Lembrei do dia que o Rodrigo falou para minha vó Gessí que havíamos marcado a data do casamento e ela perguntou "Mas vão casar mesmo? Assim de véu e grinalda? Coisas de vó... Como é bom ter vó!)










O Voilette

Os voilettes são curtos e cobrem o rosto da noiva, ou parte dele. Ele pode ser preso com chapéu, tiara, presilhas ou até mesmo flores. É muito sofisticado, com toda certeza é uma peça de grande destaque Para usar um Voilette precisa ter muita personalidade. Eu acho lindo de mais, chiquérrimo! 







Tudo lindo e maravilhoso, independente da sua escolha, espero que se sinta fabulosa nesse dia! Você é o centro das atenções e merece estar absolutamente incrível no seu casamento! 

Espero que tenham gostado e que eu tenha ajudado vocês nessa escolha tão importante!

Um beijo minhas amadas, até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário